Na noite de segunda-feira (10), um ato de violência chocou a comunidade religiosa de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. O pastor Luiz Carlos de Figueiredo Kamp e o diácono Saulo Farias, membros da Igreja Nova Vida, foram brutalmente assassinados a tiros na BR-101, altura do bairro Boa Vista.
As vítimas trafegavam em um Fiat Toro no sentido Itaboraí quando foram surpreendidas por criminosos armados. Um terceiro ocupante do veículo, também diácono, foi ferido e levado ao Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, onde seu estado é considerado estável após cirurgia.
Luto na Comunidade Evangélica
A Igreja Nova Vida publicou nota oficial em sua conta no Instagram lamentando as mortes: “É com profundo pesar que comunicamos o falecimentos dos nossos amados Pr Kamp e Mss Saulo. Eles agora estão nos braços do Pai.”
O comunicado também informou sobre o velório e sepultamento, realizados hoje (11/03) no cemitério Parque da Paz, em Pacheco, São Gonçalo.
Legado de fé e serviço
Nos comentários da publicação, membros da igreja e pessoas que conheceram as vítimas expressaram consternação. Kelli Ferreira escreveu: “Pastor Kamp foi o pastor que me ajudou na conversão do meu marido. Um homem tão bom e apaixonado por Jesus!”
Mônica Torres Salgueiro lembrou que o pastor celebrou seu casamento, enquanto Nathy Souza mencionou: “Eu fui batizada pelo pastor Kamp, que tristeza.”
Violência crescente na BR-101
O trecho da rodovia onde ocorreu o crime, conhecido como Niterói-Manilha, é notório pela insegurança, especialmente no período noturno. O incidente reacendeu discussões sobre a violência na região metropolitana do Rio.
Conforme reportado pelo Tempo Real, a segurança na área é comprometida por diversos fatores, incluindo efetivo policial reduzido ao longo dos anos e obras inacabadas na rodovia.
Alerta à população
Um membro da igreja e policial de São Gonçalo, identificado como Marcio Sena, alertou nos comentários: “A BR-101 é hoje uma das vias mais perigosas para se transitar à noite, principalmente na parte após o Shopping SG até o Apollo. Ocorrem vários roubos e arrastões diariamente.”
A Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG) investiga o caso, considerando a hipótese de tentativa de assalto como uma das linhas de investigação.
O pastor Luiz Carlos de Figueiredo Kamp presidia a Igreja Nova Vida em Nova Cidade desde 2016, deixando um significativo legado espiritual na comunidade de São Gonçalo.
Com informações de Tempo Real RJ
