Patriarca latino de Jerusalém diz que Jesus não vem para resolver problemas: “Sofrimento é escola, não maldição”

O cardeal Pierbattista Pizzaballa, Patriarca Latino de Jerusalém, fez uma reflexão impactante sobre as Bem-aventuranças. Segundo ele, “Jesus não vem em primeiro lugar para mudar a vida das pessoas resolvendo problemas, curando a todos o tempo todo. Ele desce e fica entre eles, ele se torna um deles”. A declaração, que contrasta com as teologias da Libertação e da Missão Integral, foi divulgada pelo site ACI Digital.

O que disse o Patriarca?

Pizzaballa destacou que a verdadeira bem-aventurança é “conhecer o Senhor”. Ele explicou que Jesus não prometeu aos pobres que eles se tornariam ricos, mas sim que “o Reino lhes pertence, isto é, porque podem conhecer a Deus”.

O cardeal enfatizou que bens materiais e status não garantem a vida eterna. “Quem sofre não é bem-aventurado porque sofre, mas porque esse sofrimento é uma grande e preciosa escola de verdade”, afirmou.

Quem é Pierbattista Pizzaballa?

O cardeal Pizzaballa nasceu na Itália, é frade franciscano e lidera o Patriarcado Latino de Jerusalém desde 2020. Em 2023, foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco. Ele já foi Custódio da Terra Santa e Administrador Apostólico do Patriarcado Latino.

Recentemente, visitou comunidades cristãs na Faixa de Gaza e em Belém, levando mensagens de esperança. Ele defende que “a paz é possível e deve ser preparada”.

O que é um patriarca na Igreja Católica?

O título de patriarca é uma distinção honorífica na Igreja Católica. No Oriente, os patriarcas têm autoridade sobre bispos e fiéis de seus ritos. No Ocidente, porém, o título é mais simbólico, como no caso do Arcebispo de Lisboa.

A Teologia da Libertação e da Missão Integral

A visão do Patriarca Latino de Jerusalém contrasta com a ideia de um Jesus solucionador de problemas terrenos. Essa tese confronta diretamente as perspectivas da Teologia da Libertação (católica) e da Teologia da Missão Integral (protestante), cuja hermenêutica adotada por ambas elegem prioritariamente um Cristo que transforma realidades sociais, retirando as pessoas da pobreza e promovendo justiça econômica.

A proposta de “atualização” da Bíblia

Além disso, sua visão também colide com a interpretação de líderes como Kleber Lucas e Ed René Kivitz, que defendem a necessidade de “atualizar” a Bíblia. Para eles, os ensinamentos cristãos tradicionais não respondem adequadamente a questões modernas como escravidão, racismo, direitos das mulheres, da comunidade LGBT e problemas ambientais. Dessa forma, acreditam que a Bíblia deve ser reinterpretada para dialogar com os dilemas contemporâneos.

A atemporalidade das Escrituras

O Patriarca, por outro lado, reforça que as Escrituras e os ensinamentos cristãos são atemporais. Segundo ele, a verdadeira transformação vem do encontro com Deus, não apenas de mudanças externas na sociedade.

O ACI Digital é um site católico de notícias, parte do grupo ACI, vinculado à Igreja. Ele cobre eventos religiosos e declarações de lideranças católicas.

Deixe um comentário